segunda-feira, 17 de setembro de 2012

# O Núcleo da célula

Alguns pontos importantes sobre o núcleo da célula:

Núcleo Interfásico, composição


# Carioteca: Estrutura complexa constituída de duas membranas lipoproteicas (interna e externa) e forrada internamente por uma lâmina de filamentos protéticos. É rugosa na fase externa e porosa na interna

# Nucléolo: Uma estrutura dinâmica; um cromossomo organizador de nucléolo produz continuamente moléculas de rRNA, que se acumulam ao seu redor e se associam as proteínas específicas para constituir os ribossomos. À medida que amadurecem no nucléolo, os ribossomos saem no núcleo e vão atuar no citoplasma.



- Observação (Nucléolo): Produção e armazenamento de rRNA (ribossômico). Ele não é fixo, seu papel é exportação/transporte de RNA/citoplasma. É um aglomerado dinâmico de partículas ribossômicas em formação.

# Técnica de Bandeamento NOR em Humanos:

- NOR: Do inglês Nucleolar Organizer Region, sua tradução é Região Organizadora de Nucléolo.

- A técnica promove a formação de um padrão de Bandas NOR nas regiões localizadas nos braços curtos dos cromossomos acrocêntricos.

- Inicialmente os cromossomos são expostos a soluções de nitrato de prata ou nitrato amoniacal e posteriormente corados pelo Giemsa.

# Cromatina:

- Conjunto de filamentos presente no núcleo (equivalente interfásico dos cromossomos), é constituído por DNA associado a diversos tipos de proteínas.

- As partes mais coradas representam cromatina mais condensada: a Heterocromatina; o material menos corado é a Eucromatina, onde localizam-se os genes ativos.

# Observações:

- Em todos os cromossomos humanos há genes que transcrevem o mRNA, porém os genes para rRNA ocorrem somente em 5 pares cromossômicos(13, 14, 15, 21 e 22).


Por: Herald Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário