sábado, 9 de junho de 2012

Resolução da 1º avaliação bimestral

                SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA
DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular

Prof. Carlos Rocha

ALUNO(A):

NOTA:


COMPLEMETO DA 1a AVALIAÇÃO BIMESTRAL
1. As imagens das hemácias de uma mulher observadas sob microscopia óptica apresentaram em média um diâmetro de 2,8 mm. Qual o diâmetro médio real dessas hemácias, considerando que, no microscópio, a lente objetiva era de 40X e a lente ocular de 10X?
Imagem = 2,8 mm = 2800 μm                      Ampliação = 40 x 10 = 400X
TR = imagem / ampliação è TR = 2800 / 400 = 7 μm

2. Cite quatro tipos de interações não-covalentes que contribuem para manter a associação entre átomos e moléculas de uma célula.
Atração eletrostática (ligação iônica); Ligação (ou ponte) de hidrogênio; Atração de van der Waals; Força hidrofóbica.

3. Complete a tabela a seguir, que resume informações sobre polissacarídeos.
Polissacarídeo
Função
Localização
Glicogênio
Energética
Fígado e músculos (mamíferos)
Amido
Energética
Raízes de plantas
Celulose
Estrutural
Parede celular vegetal
Quitina
Estrutural
Exoesqueleto de artrópodes

4. As proteínas de membrana variam em estrutura e no modo como se associam com a bicamada lipídica. Cite quatro diferentes modos de associação de proteínas na membrana plasmática.
Proteínas transmembrana α-hélice; Proteínas transmembrana com múltiplas α-hélices; Proteínas transmembrana folha β; Proteínas ancoradas na superfície citosólica por uma hélice α; Proteínas ligadas à bicamada apenas por uma cadeia lipídica covalentemente ligada à monocamada citosólica; Proteínas ligadas à bicamada por meio de um oligossacarídeo ligante ao fosfatidil-inositol da monocamada não-citosólica (ancoramento de GPI); Proteínas ligadas somente por interações não-covalentes com outras proteínas da membrana.

5. Duas classes de proteínas de membrana medeiam a transferência de moléculas e íons para dentro e para fora da célula. Quais são essas classes de proteínas e como podem ser diferenciadas?
Proteínas de canal: formam um estreito poro hidrofílico, permitindo o movimento passivo de pequenos íons inorgânicos, principalmente. Já as Proteínas transportadoras apresentam partes móveis para carregar moléculas específicas, sofrendo mudanças conformacionais para transferir o soluto ligado através da membrana; podem participar de transporte passivo e de transporte ativo.
6. Sabe-se que as membranas celulares podem possuir especializações que conferem propriedades importantes aos tecidos e que ao se tratar células do epitélio intestinal com substâncias inibidoras da polimerização de actina, verifica-se a redução da taxa de absorção de nutrientes.
Explique por que ocorre essa diminuição da absorção intestinal de nutrientes.
A grande capacidade de absorção das células intestinais está diretamente relacionada à presença de especializações de membrana chamada microvilosidades, cuja sustentação é realizada pelos filamentos de actina (microfilamentos). Se a polimerização de actina é inibida, reduz-se a projeção da microvilosidades, o que implica na menor capacidade de absorção dos nutrientes.

7. A regulação do comportamento dinâmico e a montagem dos filamentos do citoesqueleto permitem que a célula eucariótica construa uma enorme variedade de estruturas a partir dos seus sistemas básicos de filamentos. Um importante exemplo da rápida reorganização do citoesqueleto ocorre durante a divisão celular.
Qual a contribuição mais específica dos microtúbulos e dos filamentos de actina, respectivamente, no processo de divisão celular?
Os microtúbulos formam o fuso mitótico, responsável pelo alinhamento dos cromossomos e posterior separação em direção aos polos; os feixes de actina participam do anel contrátil, que puxa a membrana para dentro, determinando a citocinese.
8. Qual a modificação pós-traducional mais especial que ocorre com as enzimas lisossômicas ainda no aparelho de Golgi e que permite seu reconhecimento por receptores específicos da superfície interna da membrana e sua separação das outras proteínas secretórias dentro do Golgi?
A adição de manose-6-fosfato a algumas das cadeias laterais de oligossacarídeos dessas enzimas, o que representa um “rótulo” que é reconhecido por receptores específicos da superfície interna da membrana de Golgi, para que sejam direcionadas a lisossomos.

Por: Herald Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário